História

Produtos visualizados

Feed RSS

Não existe um feed RSS disponível

História Social Contemporânea - Portugal 1808-2000 de Nuno Gonçalo Monteiro e António Costa Pinto Ver maior

História Social Contemporânea - Portugal 1808-2000 de Nuno Gonçalo Monteiro e António Costa Pinto

9789896659684

Novo produto

Edição ou reimpressão: 02/2020

Mais detalhes

17,50 € com IVA

Adicionar à Lista de desejos

Ficha informativa

EditorObjectiva (PRH)
Autor (es)Nuno Gonçalo Monteiro e António Costa Pinto
TemaHistória de Portugal

Sinopse / Mais informação

Ao longo da época contemporânea, sobretudo do século XX, foi aos indicadores sobre a sociedade que mais se recorreu quando se pretendeu destacar o atraso ou desfasamento português face a outros países europeus.

Invocava-se então a elevadíssima mortalidade infantil, as altas taxas de analfabetismo ou a persistente emigração para identificar as arrastadas maleitas portuguesas, cuja responsabilidade se atribuía, sobretudo, ao regime político, em particular ao Estado Novo.

Este volume procura responder a essas interrogações, oferecendo um retrato analítico e cronologicamente fundamentado da história social contemporânea portuguesa, cujos primórdios foram marcados pelo colapso imperial, pela independência do Brasil e pela vitória do liberalismo em 1834, depois de arrastados conflitos.

Tratou-se não apenas de uma ruptura política, mas também do triunfo de uma nova concepção da organização da sociedade.

Os contextos e limites da sua concretização, bem como as reacções que suscitou, constituem, em boa medida, a matéria tratada neste volume.

Ao longo de cinco capítulos, debatem-se os impactos sociais das mudanças políticas ou, mais exactamente, de que forma se combinaram com as transformações e as continuidades na sociedade portuguesa

30 outros produtos na mesma categoria: